Busto original de Dona Francisca retorna ao Museu Casa Fritz Alt após restauração
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Obra do artista Fritz Alt, agora no jardim do museu, celebra o legado da princesa com uma representação que remete às imigrantes catarinenses
O busto original de Dona Francisca, uma das obras mais emblemáticas do artista alemão Fritz Alt, voltou a ser exibido ao público em Joinville. Após passar por um cuidadoso processo de restauração, a peça foi instalada no jardim do Museu Casa Fritz Alt, no bairro Boa Vista, onde poderá ser apreciada em meio a outras obras do artista.
Criado em 1926 para celebrar os 75 anos de fundação de Joinville, o busto foi encomendado pelo então superintendente municipal Marinho Lobo. Fritz Alt, conhecido por sua aversão às rígidas normas acadêmicas da escultura, optou por uma representação simples de Dona Francisca, retratando-a com um traje menos formal, mais próximo ao de uma camponesa do que ao de uma princesa.
Essa escolha artística pode ser interpretada como uma homenagem às mulheres imigrantes que o artista via no cotidiano, sugerindo que a Dona Francisca de Fritz Alt é mais uma delas do que uma figura da realeza. Inicialmente, o busto foi colocado na praça Lauro Müller, e posteriormente, foi transferido para a Rua das Palmeiras, onde permaneceu até 2015, quando foi retirado devido a ações de vandalismo.
Para preservar a obra original, o escultor Pita Camargo criou uma réplica, que agora ocupa o espaço na Rua das Palmeiras. Enquanto isso, a peça original foi transferida ao acervo do Museu Casa Fritz Alt, onde está em exposição permanente no jardim.
Exposição em homenagem ao bicentenário de Dona Francisca
Paralelamente, a cidade celebra a história de Dona Francisca com a exposição de arte têxtil “Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo”, realizada pelo coletivo As Catarinas e pela Escola de Artes Fritz Alt. Dez artistas foram convidados a criar tapeçarias inspiradas em diferentes fases da vida da princesa. A mostra, que acontece no Museu Nacional de Colonização e Imigração (MNIC), estará aberta ao público até o dia 1º de setembro, com entrada gratuita.

Deixe seu comentário